Sente aí meu irmão É uma coisa rara de ver O ano é bom, muito bom Estou feliz podes crer
A história de Dinorah você encontra em: DINORACOMAGANOFIM: Muito Prazer! Dinoracomagánofim.



Dinorah

Dinorah

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

OXUM, A ORIXÁ DE 2011.


Para quem curte, e aos umbandistas de fim de ano, informo que o Orixá regente de 2011 é mãe Oxum, a deusa da fertilidade, a orixá das águas doces, rios e cachoeiras, logo é mãe água. Sua cor é o amarelo, em todos os tons. Seu prato a canjica, o mamão e o mel. Em mãe Oxum, os fiéis buscam auxílio para a solução de problemas no amor, uma vez que ela é a responsável pelas uniões, e também na vida financeira, a que se deve sua denominação de "Senhora do Ouro”. Seu dia da semana é sábado.
Nas religiões afro-brasileiras é sincretizada com diversas Nossas Senhoras. Na Bahia, ela é tida como Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora dos Prazeres. No Sul do Brasil, é muitas vezes sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, enquanto no Centro-Oeste e Sudeste é associada à denominação de Nossa Senhora da conceição Aparecida.
Seus filhos e filhas são doces, sentimentais, agem mais com o coração do que com a razão e são muito chorões. Também são extremamente vaidosos e conquistadores, adoram o luxo, a vida social, além de sempre estarem namorando.
Oxum é a padroeira da gestação e da fecundidade, recebendo as preces das mulheres que desejam ter filhos e protegendo-as durante a gravidez. Protege, também, as crianças pequenas até que comecem a falar, sendo carinhosamente chamada de Mamãe por seus devotos.
Então, quem desejar amor e dinheiro deverá vestir branco e amarelo. Ou ainda, branco com muita bijuteria dourada!
Feliz 2011.

4 comentários:

  1. Dinorah, gostei muito de saber sobre essa entidade, Oxum. Como falei, acho essa cultura religiosa da umbanda muito rica. Como não gostar de um entidade cujo prato é CANJICA? Corri pra ver se meu vestido "de ano novo" tem cor também amarela e meu vestido estampado tem sim inúmeras rosas amarelas!! Que venham as bençãos amorosas e dinheirosas Hehe

    Dinorah, viajo amanhã cedo, vou ficar ausente da internet ao que parece. Desejo uma boa virada de ano com seus queridos, vinho, guloseimas e alegrias.

    Obrigada pelo carinho de sempre. Assim que retornar, correrei aqui pra ler seus textos tão prazerosos. E espero encontrar algumas histórias da arteira da Helga.

    Sinta um abraço bem gostoso meu.

    =]

    ResponderExcluir
  2. "Quem desejar amor e dinheiro deverá vestir branco e amarelo..."
    Já escolhi minha roupa para o Ano Novo!! Vou todinha de branco, e onde a roupa não cobrir, vou enxer de "oro" rs.

    Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  3. Blogueira Sandra,
    Que bom que seu vestido tem muitas rosas amarelas. Será um sucesso. Desejo um ótimo reveillon e um 2011 chei de sonhos realizados.
    Obrigada pelo carinho.
    Dinorah

    ResponderExcluir
  4. Ana,
    É isto aí garota! Se tape de "oro", tenho certeza de que o sucesso no amor e nas finanças será garantido.
    Feliz ano Novo para você também!
    Dinorah

    ResponderExcluir

Fale que Dinorah ouve.