Sente aí meu irmão É uma coisa rara de ver O ano é bom, muito bom Estou feliz podes crer
A história de Dinorah você encontra em: DINORACOMAGANOFIM: Muito Prazer! Dinoracomagánofim.



Dinorah

Dinorah

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

4 de dezembro dia de Santa Bárbara e Iansã


Santa Bárbara A liturgia católica conta que Santa Bárbara era muito bela e que seu pai, com muito ciúme, a trancou numa torre com duas janelas, para não arranjar pretendentes. Durante uma viagem do pai, ela decidiu ser batizada cristã, pedindo para abrir mais uma janela na torre, como homenagem a Santíssima Trindade. Quando seu pai voltou, ficou furioso, provocando a fuga da filha. Porém, ela foi denunciada, condenada e, depois, executada por seu pai, que lhe cortou a cabeça. Após a execução o pai teria sido atingido por um raio. Iansã Já no sincretismo com o candomblé, a santa se assemelharia a Iansã, divindade dos ventos, tempestades e raios. Nas lendas yorubanas, Iansã foi a primeira mulher de Xangô, do qual ela roubou o segredo cuspir fogo e chamas pelo nariz e pela boca. Antes de ser mulher de Xangô (São Jerônimo), Iansã viveu com Ogum (São Jorge), de quem fugiu para viver com a divindade dos trovões e da justiça. Isso despertou a revolta de Ogum, que decidiu perseguir os dois. Numa luta com Iansã e seu rival Xangô, Ogum a dividiu em 9 partes, e esse número está na origem do seu nome, Iansã. Dia da semana – quarta-feira Saudação: Epa hey Oya! Oração de Santa Bárbara Santa Bárbara bendita Que no céu está escrita Com papel e água benta Nosso senhor nos livre desta tormenta Santa Bárbara se vestiu e se calçou Ao caminho se deitou Jesus Cristo a encontrou e lhe perguntou: - Onde vais Bárbara? - Vou a Jerusalém, arramar esta trovoada Onde não haja pão nem vinho Nem flor de rosmaninho Oração de Santa Bárbara Santa Bárbara bendita, que no céu está escrita com isope de água benta abrandai esta tormenta fazei que vá para longe, onde não haja nem pão nem vinho, nenhum só filho de cristão.

(oração que a Lúcia aprendeu com a vó Picucha)

2 comentários:

  1. Apesar de não ter uma religião eu tenho muitíssimo interesse por todas as histórias e mitos que as cercam, acho fascinante toda a cultura relgiosa, qualquer uma delas. Eu não sabia dessa história de Santa Bárbara! Alguns figuras consideradas santas pela igreja, tenho por elas imensa simpatia como Santa Terezinha do Menino Jesus, a francesa, (apesar de depois ter chegado a conclusão que ela era meio sádica) São Franciso de Assis, Santa Rita de Cássia e meus preferidos São Cosme e São Damião. Muitas histórias de santos mártires creio que são verdades, outras ficção, o que não deixa de ter o seu valor.

    De qualquer forma, não aprovo santo mártir, mas porque acho que a fé é vida, não sofrimento e morte em nome de um deus, mas entendo que isso tem todo um sentido para os cristãos católicos.

    Acho lindo de ver as novas roupagens dos santos católicos em outras entidades religiosas, acho que ganham um charme.

    ResponderExcluir
  2. Errata: Santa Terezinha, considerava masoquista e não sádica.

    ResponderExcluir

Fale que Dinorah ouve.