Sente aí meu irmão É uma coisa rara de ver O ano é bom, muito bom Estou feliz podes crer
A história de Dinorah você encontra em: DINORACOMAGANOFIM: Muito Prazer! Dinoracomagánofim.



Dinorah

Dinorah

segunda-feira, 28 de março de 2011

Justificando o sumiço.

Pois é gente, ando sumidinha, mas já vou explicar por que. - Jane, http://jane-byjane.blogspot.com/. mata a tua curiosidade.


Recebi um convite que me deixou intrigada, de início não queria aceitar – trata-se de trabalho, e eu, já aposentada, com a vida ganha, não queria mais nada com qualquer coisa que significasse compromisso, mas confesso que fiquei curiosa e falei que iria tentar. Enfim, para resumir, estou dando aula de artes – Educação Artística como chamam atualmente – no meu tempo existia só Trabalhos Manuais, tricô, crochê, bordado – coisas que a Nina http://omeupensamentoviaja.blogspot.com/. domina com mãos de fada.


Hoje em dia não, têm uma série de atividades que incluem estudar a História da Arte, movimentos artísticos, pintores, ecultores. Artes visuais – que é tudo, mais dança, teatro e música. Gostaria imensamente de registrar alguns episódios ocorridos em sala de aula, mas deixo para outra ocasião – tem histórias incríveis.


Hoje vou comentar somente sobre os materiais usados pelas professoras de artes. Sinceramente, não consigo entender o que faz uma professora, nos dias atuais, usar tanto TNT, EVA e isopor para os trabalhos artísticos. Em primeiro lugar, acho que ainda não inventaram nada mais brega que a quinquilharia feita de EVA, TNT e isopor – normalmente são coisas feias, que não servem para nada a não ser para ir para o lixo. O tal do bisquit também. Passei o fim de semana tentando encontrar na net o prazo que cada um dos materiais que detesto leva para se decompor na natureza e, pasmem, nenhum se desmancha em menos de 450 anos. - Para o desespero da Aninha http://agroecologiamt.blogspot.com/. Então, estamos ensinando os alunos a fabricar lixo poluente. Tem tanta outra coisa legal para trabalhar como argila, papel machê, sei lá mais quanta coisa. Bem, vou começar por mim, não vou usar estes produtos – eventualmente quem sabe, mas não fazer uma constante. Aceito sugestões. Malu, conto com você, tenho tirado vários conselhos do seu http://euacreditonaeducacao-malu.blogspot.com/.


Como vocês podem ver, a velha Dinorah voltou à ativa e está super envolvida com a nova atividade, e apaixonadíssima pelos alunos, inclusive com os que têm bicho carpinteiro na bunda – estes parecem ser os melhores. E estou achando o máximo ser chamada de professora. Mata a carência de qualquer ser humano. – Sandra, http://cactobola.blogspot.com/, lembre de sua mãe, ela tinha razão, ser professora é muito bom.

Vou deixar uma lição de casa para vocês: Quem sabe dizer quais eram os três objetos recorrentes que aparecem em algumas telas de Portinari? (juro que não sabia, e achei muito legal descobrir). Quem acertar ganha um ponto! (faço um ponto a lápis ao lado do nome do aluno, eles querem saber quanto vale o ponto e eu respondo: Um ponto vale um ponto!)

Coloco a resposta no fim de semana.

9 comentários:

  1. Dinorah, querida! Quanta bondade a sua.
    Fiquei feliz por teres apostado neste desafio.
    Adoro gente assim, de bem com a vida, sempre pronta a enfrentar novos combates e apaixonando-se pelo que vier, seja uma nuvem, uma tarde na praia, uma noite na cozinha preparando o jantar para um bando de esfomeados. Sorte a minha ter-te encontrado.
    Beijos,
    Nina

    ResponderExcluir
  2. Alem de matar minha curiosidade, tú está mexendo com Arte Pura. Os materiais citados nem devem e podem chegar perto da sua responsabilidade com seus alunos, eu penso.
    Adoro a "matéria" sempre nota 10 em Educação Artística . Ainda é minha favorita.
    Porque é uma educação mesmo, linda proposta que a vida te dá neste momento. Te obriga a pesquisar para ensinar. Sim ! está morta minha curiosidade e desejo sorte na sua nova etapa.Vc. faz parte agora da vida de muitos aprendizes, que coisa boa.
    Pesquisei e encontrei esta maravilha a respeito de nosso Portinari, ganhei na pesquisa porque lí mais sobre Tarsila maravilhosa.
    Beijos
    http://www.fundacaoromi.org.br/images/Downloads/6encontroeducadores/oficna16portinari.pdf

    ResponderExcluir
  3. Pensei em bois, mas no lavador de café não tem boi... não sei!
    Eu era polivalente, além das aulas de port, mat, cienc e estudos sociais também dava aula de artes... tive uma assessora, a Carlota Novaes, ela fez meu trabalho dar um salto... foi bom, mas acho que não tenho saudade, ainda sinto arrepios ao lembrar da sala de aula
    nesse post eu conto da experiência de pintar um outdoor com meus alunos... eu sempre fui descontrolada!
    http://votodefilha.blogspot.com/2009/08/um-dia-eu-fui-professora.html
    Bom retorno!
    Beijo
    PAola

    ResponderExcluir
  4. Di,
    Que legal que está feliz e envolvida com esse novo desafio.
    Assim como a Jane, também gostava muito da matéria na época de escola. Porém não sou muito dada à artes, por que acho que requer muita paciência e sinceramente eu não tenho. Sou muito ansiosa, não consigo esperar pra obter o resultado final. Isso é horrível. Mas não consigo controlar.
    Vejo minha mãe fazendo as coisas dela, pq ela sim, adoooora trabalhos manuais, faz infinitas coisas, e penso que jamais conseguirei fazer igual e com tamanha dedicação.
    Bjo grande e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  5. Hummm então agora estás mais perdoada do que nunca! Que maravilha esta atividade, principalmente quando é lidando com o lúdico e a imaginação. Eu era louca-ansiosa-perdidamente-apaixonada pelas minhas aulas de educação artística, lembro que utilizávamos feijão, arroz, papel de pipa, algodão e outros materiais além de giz de cera, tintas, pincéis e lápis coloridos. Uma festa! Só uma criatura muito ranzinza pra não gostar. Legal a ideia de recorrer a materiais alternativos para colaborar com a saúde da mãe Terra.

    Muito sucesso em suas aulas Dinorah. Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  6. Pensei em roupa branca, maleta, chapéu e o jarro d'agua. A maleta eu tenho quase certeza.

    ResponderExcluir
  7. ai, tava com saudades. Achei que a nova atividade ía te impedir de escrever e eu ía ficar muito abandonada. Preciso dos teus causinhos, já que não tenho mais os da Hebe. Tô aqui e tá difícil. Elefante Elmes à mil ! encontrei Lucia no Cirilo ! ahahaha, nosso filezinho está os olhos da cara e fumar só na rua. Fico muito feliz de te ver tão feliz ! Adoraria ser tua aluninha ! Eu e minhas estabanações derrubando tudo pelo chão...e tu rindo! bjs e saudades !

    ResponderExcluir
  8. Essa é minha amiga da vida toda!! se como aluna já era um espetáculo e todos adoravam conviver imagino agora a alegria da querida como profe! sorte dos alunos !! sucesso e mais sorrisos mundo afora.beijo

    ResponderExcluir
  9. Meu comentário já está bem desatualizado, mas ainda tá valendo! rs

    Dinorah... Primeiramente, não só eu, mas todos os leitores do seu blog, sentimos muito a sua falta! Segundo, obrigada por citar meu nome e blog no seu! Adorei rs
    E haa.. Com certeza eu fico doida quando descubro que certos materiais demoram muito para se decompor, mas felizmente estamos encontrando novas alternativas, e uma delas é sobre papel feito de fezes de elefante!(Em breve falarei um pouquinho sobre isso no blog)

    Beijos

    ResponderExcluir

Fale que Dinorah ouve.