Sente aí meu irmão É uma coisa rara de ver O ano é bom, muito bom Estou feliz podes crer
A história de Dinorah você encontra em: DINORACOMAGANOFIM: Muito Prazer! Dinoracomagánofim.



Dinorah

Dinorah

sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval na Marambaia

A Marambaia está em festa! É carnaval!



Cerca de um mês antes da festa pagã, começam a aparecer os “Caretas”. Crianças, homens, mulheres, gente moça e gente nem tão moça assim, enfiam-se em fantasias. Usam máscaras e saem no final das tardes para brincar na rua. Ninguém sabe quem é quem. A brincadeira é não se deixar descobrir. O povo se diverte e assim, fica-se sabendo que logo será carnaval.


Na alvorada de sexta feira, é dada a largada para a festa. Quem abre os festejos é o “Bloco da Paz”, composto em sua maioria por mulheres, que se encontram na categoria da segunda adolescência – terceira idade não combina com aqueles espíritos felizes, bem humorados e brincalhões. Todas de branco, percorrem as ruas da pequena cidade, acordando seus moradores ao som de uma bandinha, quem quiser brincar que se junte a elas. Animadas cantam todos os sucessos do momento – momento em que eram jovens – A Jardineira, Ala lá lá ô, Bandeira branca, enfim, todas as boas marchinhas de carnaval que sabemos de cor de tantos carnavais. Já vi alguma desfilar de bengala, outra amparada por uma amiga, muito cabelo branco. Como é carnaval, imagino que tudo não passe de adereços e fantasias que usam para se divertir, pois são as meninas mais alegres e divertidas que conheço. Este ano, fizeram uma exceção e saíram às cinco da tarde, acho que algumas meninas são dorminhocas demais.


A festa segue até a quarta feira de cinzas. Blocos desfilam a qualquer hora do dia. Tem bloco para todo o gosto. Para crianças, jovens, adultos e os muito adultos. Com música moderna, marchinhas antigas, com bandinhas ou música eletrônica.


No sábado, passada a quarta-feira de cinzas, o mesmo "Bloco da Paz" que abriu os festejos, encerra as comemorações com o “Jegue Elétrico”. Um jegue, todo enfeitado com colares de flores e, as mesmas jovens animadas - aquelas que usam fantasia de senhoras - avisam que o carnaval acabou, e que no ano que vem tem mais.
Fico imaginando se existe um lugar onde o carnaval possa ser tão divertido, democrático, e sem maquiagem quanto o da Marambaia. Basta ter espírito de folião o resto, ta na mão.

PS.: estou rouca de tanto cantar a Jardineira, Mulata bossa nova, Cabeleira do Zezé, Mamãe eu quero. Meus pés parecem dois pães sovados, e os joelhos estão rangendo, mas já estou toda perfumada para o baile no salão do clube. Fui!

10 comentários:

  1. Querida Dinorah, só você mesmo, para usar a deliciosa expressão " segunda adolescência". Adoro o seu espírito de " copo (sempre) meio cheio..."
    Quanto aos plásticos, estamos entendidas e de acordo. Permita-me uma dica: as embalagens de vidro que envasam compotas, azeitonas, leguminosas e sei lá mais o quê, são pagas com o seu dinheiro no momento da aquisição do produto. Quanto a mim, nunca vão para o lixo e são sempre recicladas como contentores de sobras de comida. É apenas uma ideia.
    Beijinhos, continue a cantar e a viver o Carnaval em pleno.
    Nina

    ResponderExcluir
  2. Dinorah querida, "cougette", mais não é que a plebeia abobrinha que, em Portugal se pôs em bicos de pés , adotando a designação francesa.
    Beijos, Nina

    ResponderExcluir
  3. Caiu na rede é peixe, lê, lê, á....
    Acho que vou passar o próximo carnaval na Marambaia!
    Bj
    PAola

    ResponderExcluir
  4. Dinorah, uma dúvida: onde fica a Marambaia? rs
    Abs,
    LuTTy
    P.s: estava sentindo falta dos seus comentários! :)

    ResponderExcluir
  5. hahahhaa Marambaia é um segredo ... não encontro nem no Mapa. Pensei que fosse em MG, desisto. Sei pelo que você conta que tem o carnaval que eu acredito ser o verdadeiro. Aqui também não foi diferente como escrevi prá vc. em e.mail. Como somos felizes não ?
    Beijos e bom carnaval !

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga Dinorah...
    Saudades de seus comentários e visitas..

    Parabéns pelo seu DIA...

    Um bjo carinhoso e Deus te abençoe !

    ResponderExcluir
  7. Hmnm... espero que o teu dia da Mulher tenha sido bem aproveitado e que tenham te presenteado com muito carinho... e que esse mesmo carinho sejam ofertados incontáveis vezes ao longo dos seus dias

    Beijos Iluminados

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga! Pelo jeito seu carnaval foi bem animado. É isso aí, alegria, alegria!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. O carnaval de Mrambaia, além de democrático é muito sortido e não perdeu a magia de outrora. Amei a parte da fantasia e ninguém se revelar e a do jegue elétrico CLARO! Hahaha Você deveria ter fotografado Dinorah.. E vai geração e vem geração e as marchinhas matêm-sem firmes e fortes, imponentes. São mesmo imortais. Que bom!

    ResponderExcluir
  10. Carnaval passou, mas a alegria continua!

    Dinorah, como eu havia comentado em uma antiga postagem sua, sobre eu ter vontade de ir à Bahia. Semana passada eu tive a oportunidade de conhecer a Igreja do Senhor do Bomfim, ela é linda por dentro e por fora, amarrei minha fitinha nos portões e fiz meus pedidos. De quebra, aproveitei o carnaval em Salvador.

    ResponderExcluir

Fale que Dinorah ouve.